
Palestrantes

Aline Haluch
Professora, pesquisadora
Designer formada pela UFPR, mestra pela PUC-Rio, professora substituta na UFF, leciona no Ibmec-Rio e FACHA. Publicou o livro "A Maçã: o design gráfico, as mudanças de comportamento e a representação feminina no início do século XX" pela ed. Senac-Rio. Participa do Grupo de Estudos do Livro, que pesquisa possibilidades do objeto livro.

Pedro Libanio
Pesquisador
No Museu de Arqueologia e Etnografia (MAE/USP), pesquisa sobre os vínculos entre discursos e formação
de coleções etnográficas no início do século XX.
Na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), investiga como a modernidade atua nas representações sobre
o indígena e o caboclo usadas na caricatura, no texto de humor e na imprensa para representações
da identidade nacional no mesmo período.

Rosemeri Conceição
Professora e Pesquisadora
Doutoranda de História e Crítica da Arte no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-UFRJ). Tem atuado como pesquisadora, docente e curadora de projetos sobre estudos de representação, feminismo negro
e decolonialidades em museus. É professora- autora
da Extensão-CECIERJ e Professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Lucia Maria Lippi Oliveira
Professora e pesquisadora
É socióloga pela PUC-RJ, mestrado pelo IUPERJ e doutorado pela USP. Pesquisadora e professora da Fundação Getulio Vargas nas áreas de sociologia e história. Orientou trabalhos acadêmicos e publicou vários artigos sobre intelectuais, identidade nacional, patrimônio cultural, imigração, pensamento social e política cultural. Entre outros livros publicou “A questão nacional na Primeira República” (1990), “A sociologia do Guerreiro” (1995), “O Brasil dos imigrantes” (2001), “Capítulos da Memória do Urbanismo Carioca” (2002), “Cidade: História e Desafios” (2002), “Cultura é patrimônio: um guia” (2008) e “Cidade é patrimônio: uma viagem” (2021).

Vicente Saul
Pesquisador
Historiador pela UFRJ, Doutor em História pelo CPDOC-FGV. Estuda História do Brasil Republicano e História do Rio de Janeiro. Trabalhou em instituições de pesquisa, universidades particulares, editoras, produtoras culturais e de audiovisual. É vinculado ao Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole do departamento de História da UFRJ.

KHÁOS (Marcelo Franco)
Artista visual
É Artista Visual. Desenvolve projetos artísticos e pesquisas sobre “Tensões Sociais na Contemporaneidade” utilizando: (1) os Marcadores Sociais da Diferença - sobretudo Classe, Raça, Gênero e Sexualidade -, (2) o Turismo e as Representações Sociais sobre o Brasil e/ou sobre os brasileiros e (3) os Futuros Possíveis (do Presente, Utópico e/ou Distópico) na articulação entre Arte e Tecnologia. Atualmente é Doutorando na Linha de Pesquisa “Linguagens Visuais” do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na EBA/UFRJ. É Mestre em Saúde Coletiva, com ênfase em Ciências Humanas e Saúde, pelo IMS/UERJ (2005). Possui graduação em Artes Visuais/Escultura pela Escola de Belas Artes/UFRJ (2022) e em Ciências Sociais pela PUC-Rio (2002). Tem como marca a combinação de múltiplas linguagens, num processo de criação qual, normalmente, parte da escultura e se combina com performance, fotografia, instalação, pintura, cerâmica, etc. Sua produção atual está composta, sobretudo, de trabalhos monocromáticos na cor branca, com o intuito de reforçar o caráter de crítica social e racial, provocando seus interlocutores ao afirmar que:
“O que é branco é aceito com mais facilidade na sociedade brasileira”.

Antonio Herculano Lopes
Pesquisador
É mestre em sociologia pela UnB e doutor em estudos de performance pela New York University. Pesquisador e professor na Fundação Casa de Rui Barbosa. Orientou trabalhos acadêmicos e publicou vários artigos sobre história cultural, teatro, pensamento social brasileiro, identidade cultural, cultura urbana, história das sensibilidades e intelectuais. Publicou “Entre Europa e África: A invenção do carioca” (2000), “Diversidade cultural brasileira” (2005), “História e linguagens: texto, imagem, oralidade e representações” (2006), “Religião e performance ou as performances das religiões brasileiras” (2007) e “Música e história no longo século XIX” (2011).

Rodrigo Jorge Ribeiro Neves
Pesquisador
É doutor em Estudos de Literatura pela UFF. Realizou pesquisa de pós-doutorado no IEB-USP, na Universidade de Alcalá (Espanha) e no PPGSA-UFRJ. Atuou como docente na UFF, de literatura brasileira, e na UFRJ, de literatura brasileira e história da arte. Desenvolve pesquisa sobre modernismo brasileiro, arquivos literários e estudos interartes. Atualmente leciona literatura brasileira na UERJ.

Eduardo Ferraz Felippe
Professor
Professor do Departamento de História da UERJ. Foi pesquisador do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo - MAC-USP (2017) e na Princeton University (2019). Professor Visitante na Columbia University (2018) Estuda as relações entre narrativa e imagem, assim como Arte
e Educação.

Alexandre Guedes
Professor e pesquisador
Formação em Arquitetura (C.U. Bennett/ FAU-UFRJ, 1986-1991), Pintura (EBA-UFRJ, 1991-1993) e graduação em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ),1994-1999; Mestrado em Artes Visuais, no segmento de História e Crítica da Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/ EBA-UFRJ - CAPES), 2002-2004;
e Doutorado em Belas Artes – especialidade Desenho – pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), 2015-2019, tendo a CAPES como agência de fomento pelo PROGRAMA DE DOUTORADO PLENO
NO EXTERIOR (DPE).

Carina Lessa
Professora, pesquisadora
Ficcionista, poeta e ensaísta. Escreveu o romance Aborto, o livro de poemas Dama de Paus e os ensaios Graciliano Ramos: o desarranjo interior e a estética de memória e A esquizofrenia do escritor: uma poética da obra de Godofredo de Oliveira Neto. Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ, atua como professora nos cursos de Letras e Pedagogia da UNESA. É membro da ABRALIC e da ALAB.

Raphael Salomão Khéde
Professor, pesquisador
Possui graduação em Letras na Università degli Studi di Torino (2003), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Foi professor adjunto de Língua e Literatura Italiana da Universidade Federal Fluminense (UFF) de 2011 a 2015. Desde 2013 é professor de Língua e Literatura Italiana da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Italiana, Literatura Brasileira, Literatura Comparada e Tradução.

Graça Lima
Professora, pesquisadora e ilustradora
Formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez Mestrado em Design na PUC/RJ e Doutorado em Artes Visuais no PPGAV UFRJ. Coordenadora do Laboratório de Pesquisas da ilustração e Narrativas por Imagem-LINI. Ilustradora com mais de 100 livros publicados, tendo recebido vários prêmios dentre eles: 4 Prêmios Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, mais de 50 Prêmios da Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil- FNLIJ. Recebeu 7 vezes a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique - Alemanha e o Silver Star Peter Pan Prix do IBBY-Suécia. Participou de exposições e catálogos em Barcelona, Bratslávia , Portugal, Frankfurt, Bologna. Representante do IBBY/Brasil na BIB-Bratslava-2019/2023. Curadora da seleção de iustradores brasileiros para BIB pela FNLIJ. Professora Associada da Escola de Belas Artes/UFRJ.

Edmilson Martins Rodrigues
Professor, pesquisador
É historiador pela UFF. Livre-Docente pela UERJ. Lecionou na PUC-RJ, UFF e UERJ. Orientou trabalhos acadêmicos e publicou vários artigos sobre intelectuais, história social da cultura, história urbana, renascimento e cultura política. Entre outros livros publicou “João do Rio: a cidade e o poeta” (2000), “José de Alencar: o poeta do século XIX” (2000), “Tempos Modernos. Ensaios de História Cultural” (2000), “Nair de Teffé - vidas cruzadas” (2002), “As mulheres de Machado de Assis” (2004), “A formação do mundo moderno” (2006), “Confeitaria Colombo sabores de uma cidade” (2013), “A costura da cidade: a construção da mobilidade carioca” (2016) e “Narrativas e performances de consumo na cidade” (2021).

André Luís Mourão de Uzêda
Professor, pesquisador
Doutor em Letras pela UFRJ (Prêmio Tese ABRALIC – 2023) e graduado em Letras (UFRJ) e Museologia (UNIRIO).
É docente do CAp-UFRJ e pesquisador do Grupo de Pesquisa Literatura e Educação Literária. Atua nas áreas de Literatura Comparada, Teoria Literária, Literatura Brasileira e Educação, com ênfase em Modernismos, Crônicas, Patrimônio Cultural, Samba, Ensino de Literatura, Formação do leitor literário e Formação docente.

Ricardo Vieira de Lima
Pesquisador
É bacharel em direito pela UFRJ; Mestre em Letras Vernáculas / Literatura Brasileira pela UERJ e doutorado em Letras Vernáculas / Literatura Brasileira pela UFRJ. Publicou artigos e pesquisou sobre literatura, intelectuais, crítica literária, jornalismo literário, poesia brasileira moderna e contemporânea. Entre outros estudos publicou “Roteiro da poesia brasileira – anos 80” (2010).

Felipe Scovino Gomes Lima
Pesquisador
É historiador pela UFRJ, mestre e doutor em artes visuais pela UFRJ. Orientou trabalhos acadêmicos e publicou vários artigos sobre arte concreta, arte cinética, arte contemporânea, história da arte brasileira (1960-1970), performance, videoarte, autorrepresentação e curadoria. Entre outros livros publicou “Arquivo Contemporâneo” (2009), “Cildo Meireles” (2009), “Carlos Zilio” (2010), “Carlos Vergara” (2013), “Abraham Palatnik: a reinvenção da pintura” (2013), “Lygia Clark: uma retrospectiva” (2014), “1967: meio século depois” (2020) e “Pancetti: o moderno periférico” (2022).

Flávio Pessoa
Professor, pesquisador, ilustrador
Ilustrador do mercado editorial, formado em design gráfico, é doutor em artes visuais e mestre em história comparada, em programas de pós-graduação da UFRJ, com pesquisas no campo da história da ilustração de periódicos no Brasil. Sua tese, sobre as representações do povo e de símbolos nacionais na caricatura no período da Primeira República, será publicada pela editora Appris, até janeiro de 2024. Desde o segundo semestre letivo de 2023, voltou a trabalhar como professor substituto de desenho, na Escola de Belas Artes - UFRJ, pela terceira ocasião.

Alexandre Sá
Pesquisador, artista
Vive em Niterói, no Rio de Janeiro. É artista, pesquisador, curador e crítico de arte. Pós-doutorando em História pelo PPGH-UFF sob supervisão de Daniel Aarão Reis. Pós-doutor em Filosofia pelo PPGF-UFRJ sob supervisão de Rafael Haddock Lobo. Pós-doutor em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense sob supervisão de Tania Rivera. Atual diretor, professor do Instituto de Artes da UERJ e do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES). Procientista. Jovem Cientista FAPERJ. É um profissional híbrido que trabalha com diversas linguagens (performances, instalações, desenhos, pinturas, vídeos e escritos) e a particularidade de sua pesquisa plástico-teórica são as relações entre o texto, a imagem, a poesia, o corpo e a psicanálise. Editor-chefe da revista Concinnitas. Coordenador do Grupo de Pesquisa "A arte contemporânea e o estádio do espelho", certificado pelo CNPQ. Sócio da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Sócio da Associação Internacional de Críticos de Artes. Coordenador do Fórum Nacional de Revistas Acadêmicas. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - Comitê de Poéticas Artísticas.